MEC irá divulgar nas próximas semanas o edital dos seus exames

0 Comments

Em breve o MEC – Ministério da Educação divulgará o Edital do Enem 2019, que informará as datas do exame, inclusive o período para efetuar inscrição. Abaixo os estudantes que pretendem participar do exame poderão conferir informações a respeito da taxa de inscrição, isenção e saber como imprimir o Boleto Enem 2019.

Apesar de ter sido criado com o simples objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio se tornou indispensável nos últimos anos aos estudantes que sonham em conquistar uma vaga no ensino superior.

Isto porque é através do desempenho obtido no exame que estudantes são selecionados para as bolsas integrais e parciais do Prouni – Programa Universidade Para Todos e para as vagas em instituições públicas pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

As inscrições do Enem 2019 estarão disponíveis a partir de maio e poderão ser efetuadas somente pela internet, através do site oficial do Enem, disponível em http://enem.inep.gov.br/. Para participar do Enem os candidatos devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. Alguns estudantes já são automaticamente isentos do pagamento desta taxa de Isenção Enem 2019.

Em outros casos os estudantes podem declarar carência e solicitar a isenção, que será analisada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Aqueles que não estão automaticamente isentos do pagamento da taxa e os que tiverem o pedido de isenção indeferido após a análise do INEP devem imprimir e pagar o Boleto Enem 2019. Para imprimir basta acessar a página de “Acompanhamento de Inscrição”, no site do Enem, e clicar sobre a opção “Emitir GRU”, na parte inferior do site. O boleto será aberto na página e o candidato poderá imprimir ou até mesmo salvar o arquivo.

Após imprimir a GRU Simples será necessário efetuar o pagamento da mesma até a data de vencimento estabelecida pelo Edital, normalmente em alguns dias após o término das inscrições. O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019 deverá ser efetuado somente no Banco do Brasil. Os estudantes que não efetuarem o pagamento até a data de vencimento estarão automaticamente excluídos do exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *